quarta-feira, 19 de maio de 2010

Corta e Cola Surreal!

Fui ao MASP para para conferir a exposição de colagens de Max Ernst eadorei.
A partir de recortes e ilustrações de livros, novelas baratas e folhetins do século19, o artista Marx Ernst criou em meio aos conflitos da Guerra Espanhola colagens que mostram uma visão surrealista do capítulo de Gênesis da Bíblia.
Ele criou humanos fantásticos, com elementos animais como cabeça de pássaro e leões, caldas de dragão, asas e penas.
Suas colagens criticam os valores da burguesia na época.
Como em gênesis Deus criou o mundo em 7 dias a exposição foi dividida em sete dias cada um com seu elemento : Domingo tem o elemento barro, o dia do descanso é cheio de orgias, violência e morte. Segunda o elemento é a água onde cria um dilúvio no mundo burguês que se dissolve. Terça tem como elemento fogo, simboliza as paixões secretas, os medos e os desejos. Quarta o elemento é o sangue, onde o protagonista o homem-pássaro comete um ato contra seu pai e depois casa-se com sua mãe. Quinta tem como elemento a parte escura. Sexta o elemento é a vista e nesse dia está a criação de Eva, o nascimento de Vênus. Sábado tem como elemento o desconhecido que mostra que o problema da mulher é o mais maravilhoso e perturbador que possa existir no mundo.
Com perfeição e precisão em que as figuras foram coladas quase não se percebe onde termina e se começa um recorte, mostrando assim a collage surreal.

=)

Um comentário:

  1. Oi Laís! Muito bom o seu blog! Você entendeu muito bem o verdadeiro propósito desse suporte para a reflexão. Suas análises estão boas! Gostei muito deste post em particular. Fiquei contente em saber que visitou o MASP. ÓTIMO!!!! =)
    Prof. Rapha

    ResponderExcluir